Destaque Geral

Por que os médicos usam roupas verdes e azuis nas cirurgias?

Um dos motivos é a chamada "roda das cores" que mostra como as cores se relacionam entre si

No dia a dia, para trabalhar, os profissionais da área de saúde utilizam roupas brancas. Mas já percebeu que nas cirurgias os jalecos mudam e passam a ser azuis ou verdes?

Fomos descobrir o motivo e descobrimos que  o traje tem relação com algo chamado “roda das cores”. Trata-se de uma ferramenta importante que demonstra como as cores se relacionam entre si. Nela, as cores azul e verde estão no extremo oposto do vermelho, cor do sangue humano.

roda-das-cores

Isso faz com que estas cores permitam que os cirurgiões não misturem as cores em sua mente. Se por um acaso os jalecos fossem brancos, como os médicos ficam olhando fixamente para o vermelho durante a cirurgia, poderia acontecer de ocorrer problemas de misturas de cores ao parar de olhar o vermelho e ir para o branco.

Definitivamente, não seria fácil lidar com isso, principalmente em uma situação tão delicada como uma cirurgia. Certamente, essa ilusão de ótica prejudicaria muito a visão dos médicos, atrapalhando inclusive a concentração.

Além disso, muitos especialistas afirmam que o nosso cérebro interpreta as cores sempre em sua relação com as outras. Por exemplo, se olharmos por muito tempo para uma cor somente – o vermelho do sangue, no caso do médico – o seu sinal no cérebro fica “desbotado” e corre-se o risco da perda de sensibilidade com as nuances entre os tons dessa cor.

Com isso, o uso de cores frias, como o verde e azul, oferece uma constante atualização do cérebro, deixando-o mais sensível ao vermelho, além de proporcionar conforto na visão, melhorando assim a concentração desses verdadeiros heróis.

 

Comente

Comentários